Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/09/12 às 17h01 - Atualizado em 3/01/19 às 9h57

INTERCÂMBIO — Brasília participa do Fórum Urbano Mundial

A Sedhab — Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano está representada na realização do 6º Fórum Urbano Mundial que acontece até esta quinta-feira, 6 de setembro, em Nápoles, Itália.

Estão participando deste importante momento de debate organizado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Urbanos (UN-Habitat) — órgão da ONU para assuntos de habitação e desenvolvimento urbano — o secretário de Habitação do DF, Geraldo Magela, e as técnicas da Sedhab, Moema Sá, diretora de Planejamento Urbano e Maria Izabel Weber, diretora de Planejamento e Ações Estratégias.

A delegação brasileira é chefiada pelo Ministro das Cidades, Aguinaldo Velloso, e conta também com a participação da Secretária Nacional de Habitação daquele Ministério, Inês Magalhães.

Além da troca de experiências feitas entre os representantes de governos, agências de cooperação e entes da sociedade civil, os representantes de Brasília estão tendo a oportunidade de demonstrarem as práticas adotadas para a aplicação de uma política habitacional arrojada que pretende colocar em construção cerca de 100 mil unidades habitacionais até o ano de 2014.

Na sexta-feira, 07/09, a delegação brasileira se desloca para Roma, onde serão realizados encontros entre os integrantes  da Sedhab e da Prefeitura de Roma, especialmente para a troca de experiências relacionadas à preservação de sítios que receberam a honraria concedida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) de Patrimônio Cultural da Humanidade — casos de Brasília e da capital da Itália.

Durante a próxima semana acontecerá uma rodada técnica de aproximação entre os governos destas duas cidades capitais.
Momento Itália- Brasil

Com vistas a aprimorar as relações entre Brasil e Itália nos setores econômico?comercial, tecnológico,  científico,  cultural  e  educacional foi instituído entre outubro de 2011 e a primavera de 2012 o Momento Itália- Brasil, organizado pela capital de Roma.
Aproveitando o ensejo e levando em consideração que 2012 foi instituído como o Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade, foi assinado no dia 21 de abril deste ano — data em que Brasília comemorou 52 anos — um Memorando de Entendimento entre Roma e Brasília, consideradas cidades-irmãs.

O objetivo do documento assinado é desenvolver ações destinadas à articulação de eventos, seminários, projetos visando maior proteção à área tombada de Brasília, melhoria da gestão de políticas relacionadas à preservação e à valorização do patrimônio tombado e modelos de políticas públicas relacionadas ao tema.

O documento foi assinado pelo governador Agnelo Queiroz e pelo conselheiro diplomático, da Prefeitura de Roma, Filippo La Rosa.